Nesta entrevista com o Engº José Henrique Diniz, da empresa Gaia Eficiência Energética, você fica sabendo das particularidades desta tecnologia que precisam ser consideradas na compra de lâmpadas LED.

Nesta entrevista com o Engº José Henrique Diniz, da empresa Gaia Eficiência Energética, você fica sabendo das particularidades desta tecnologia que precisam ser consideradas na compra de lâmpadas LED.

Fale um pouco sobre a Gaia Eficiência Energética

A Gaia éuma empresa de Belo Horizonte que presta serviços com foco em iluminação eficiente a LED, nos segmentos comercial, industrial e público. Também atua em geração de energia solar fotovoltaica de médio e grande porte e em geração de energia através de resíduos sólidos urbanos.

Quem são os fornecedores da Gaia?

A Gaia possui uma extensa rede de parceiros e fornecedores de LEDs, incluindo as marcas Sangiano, Sylvania, StarSpec, Kingsun (maior fabricante de produtos LED do mundo), LightBase (multinacional europeia com filiais em 21 países), Sepco (empresa americana que detém 24% do mercado mundial de iluminação independente Led/Solar), ByLed, Ekoled, UniversoLed, dentre muitas outras.

Na área de solar fotovoltaico temos parcerias com diversos fornecedores no Brasil, com destaque para Eltek/Valèreque fornece sistemas de pequeno e médio porte.

Existe possibilidade de obter financiamento diretamente desta empresas?

Nossa parceira Santaya é uma empresa de consultoria e de investimentos que atua no Brasil financiando projetos de infraestrutura e de investimentos em energia limpa. É através da Santaya que conseguimos financiar projetos de eficientização energética que comprovadamente apresentem retorno em prazo de até 36 meses. Através da Santaya temos condições de financiar projetos nas modalidades financiamento (até 36 parcelas mensais fixas) e contrato de desempenho (com monitoramento contínuo).

Uma vez que a Santaya também possui parceria com empresas fornecedoras de LED e é coligada da Sangiano, temos condições de oferecer aos nossos clientes condições melhores que as ofertadas por bancos e até mesmo por outras instituições de fomento de eficiência energética.

Quais são os diferenciais que um cliente tem que considerar na hora da compra?

Os LEDs fornecidos pela Gaia apresentam características técnicas e desempenho superiores aos oferecidos pelo mercado, pois só trabalhamos com produtos que ofereçam de 36 a 60 meses de garantia de fábrica, 50.000 horas de vida útil mediana, eficiência superior a 90 lumens/Watt (na maioria dos produtos ultrapassamos a marca de 100 lumens/Watt) e certificações internacionais ISO e IESNA.

Quais são os riscos para compra de produtos mais baratos?

Existe todo tipo de LED no mercado, sendo que a maioria é de baixa qualidade e 98% vindos da China (que fabrica para quase todas as marcas do mundo). Uma mesma fábrica na China oferece produtos de várias categorias e preços, daí a importância de se exigir desempenho superior (conforme indicadores acima).

Em breve o Inmetro exigirá certificação para LEDs com potência inferior a 60W e numa segunda etapa para produtos de aplicação industrial. Todos os nossos produtos já atendem as principais características divulgadas pela portaria 389/2014 do Inmetro.

Finalmente, fazemos o seguinte alerta: ao comprar LEDs busque pelas características acima e, em seguida, para produtos idênticos, compare os preços.

Vocês também fazem projetos de iluminação?

Sim, caso o cliente não tenha o projeto, que é uma necessidade da Norma NR10 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, nossa coligada Eficiência Máxima Consultoria ( www.eficienciamaxima.com.br ) de Belo Horizonte faz o projeto luminotécnico que garante a qualidade da iluminação exigida pelos órgãos competentes com o mínimo de investimento.

Com isto você atende a todas as exigências legais do Ministério do Trabalho, economiza energia e reduz drasticamente a manutenção no item iluminação visto que não precisará trocar lâmpadas convencionais e reatores que não são necessários nesta tecnologia.

Ao trocar a iluminação é necessário fazer monitoramento contínuo?

Sim porque mesmo reduzindo a quantidade de energia necessária na iluminação com lâmpadas LED existe a necessidade de gerenciar esta energia. Por exemplo, o tempo de funcionamento diário, o horário de ligar e desligar a iluminação no inicio e fim do expediente ou durante o almoço e nos fins de semana enfim, são controles fundamentais que podem acrescentar custos extras na fatura de energia no fim do mês.

E vocês também fazem estes projetos de monitoramento?

Nossa coligada Eficiência Máxima Consultoria desenvolveu um equipamento de monitoramento do desperdício de energia que faz não só o controle da iluminação como também analisa outros equipamentos, por exemplo, motores, ar condicionado, refrigeração, etc.

Esse equipamento é comercializado pela empresa MultiGrid Gestão em Energia, sendo atualmente a mais moderna tecnologia disponível para monitoramento dos desperdícios de energia. Vocês podem conhecer com mais detalhes no site www.multigrid.com.br

Entrevista publicada no site do Jornal O Debate – www.odebate.com.br