Ação promove visitas em comunidades de baixa renda para a conscientização do consumo de energia.
A Datte, empresa belorizontina de tecnologias avançadas em gestão com expertise em eficiência energética, em parceria com a Rio Grande Energia (RGE), do grupo CFFL – Companhia Paulista de Força e Luz, consolidam projeto social com comunidades de baixa renda, visitando comunidades indígenas na região de Caxias do Sul, RS.
A ação faz parte do Projeto Agentes Comunitários, que promove visitas para a conscientização do consumo de energia, cadastramento de clientes na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e levantamento sobre o grau de satisfação do cliente beneficiados pelos programas da concessionária.
De acordo com Marcos Aires, diretor executivo da Datte, a intenção é estender o projeto a todo território nacional através das distribuidoras de energia elétrica.
“A prática social deveria ser algo corriqueiro e frequente por beneficiar tanto as comunidades favorecidas como as empresas e até os próprios colaboradores. Responsabilidade social é sinônimo de crescimento e desenvolvimento, pois, às vezes, é através de ações sociais que muitos acabam adquirindo um grau bem mais elevado de sensibilidade a diferentes realidades. Essa experiência pode gerar uma gratificação tão grande, que algumas pessoas acabam levando o trabalho voluntário para a vida. Eu acredito no alto poder de conscientização destas práticas”, destaca.
Já o coordenador do Programa de Eficiência Energética da RGE, Odair Deters, identifica que a atuação junto a estas comunidades permitirá o cadastro dos consumidores na TSEE, gerando assim uma fatura de menor valor a estes, contribuindo para reduzir os níveis de inadimplência e melhorar a satisfação dos usuários com o serviço. ”Nossa ação tem também um relevante caráter educacional, com dicas de consumo de energia e segurança através dos técnicos que visitarão a comunidade”.
Projeto Agentes Comunitários
Onze agentes de campo da Datte atuam nos 264 municípios de abrangência da RGE até dezembro de 2017, com apoio de duas atendentes do Call Center.
Na comunidade Serrinha, localizada próxima a Caxias do Sul, os indígenas recebem dicas de consumo racional. Os agentes também realizam a análise e o cadastro de clientes com número de inscrição social e tarifa social de energia elétrica, distribuirão material educativo com orientações sobre a conta de energia, abrirão negociações para regularizar a situação de consumidores clandestinos ou inadimplentes e prospectarão consumidores para eventuais futuros projetos desenvolvidos pela área de eficiência energética da concessionária.
Para a avaliação dos resultados, os agentes comunitários visitam e acompanham a evolução do consumo da comunidade por até seis meses após o atendimento inicial. As equipes do projeto circulam pelas comunidades indígenas com uniformes e veículos identificados e autorização das lideranças municipais e indígenas.