Como os sistemas de controle podem reduzir custos de operação e energia.
Os edifícios se diferenciam entre tamanho, necessidades de conforto, padrões de qualidade, consumo e climatização de ambientes. Ao mesmo tempo, os custos de energia e manutenção também variam.
Para controlar todos esses sistemas e garantir economia, já que os edifícios são considerados um dos cinco principais consumidores de energia, segundo levantamento do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), a melhor solução é a automação predial.
“Eficiência energética faz parte do dia-a-dia das pessoas em vários países e estamos atuando para ser uma realidade também no Brasil. Tornar um edifício mais inteligente e com controles automatizados e integrados facilitam a tomada de decisões, aumentam a eficiência, o conforto e o bem-estar dos ocupantes e proprietários das instalações e permite, principalmente, uma melhor gestão da energia, trazendo economia e segurança”, explica Danilo Rezende, Chefe de Produto de Automação Predial, da Schneider Electric.
Todo edifício necessita de um cérebro para controlar todos os sistemas e milhares de pontos de dados que podem ser gerados. Geradores, nível de caixas d"água, acionamento de iluminação e ar-condicionado são alguns pontos que podem ser gerenciáveis através das soluções de automação.
A tecnologia controla de forma integrada todos estes sistemas, garantindo conforto, segurança e principalmente economia. Pode ser aplicada em escolas, universidades, hospitais, hotéis, aeroportos, shopping centers e fábricas.
Com um conjunto de ferramentas – equipamentos e softwares, a automação predial permite a execução de rotinas e tarefas, por meio da utilização de dispositivos elétricos e eletrônicos, simplificando a vida diária das pessoas e proporcionado conforto, segurança e economia.
Fonte: Schneider Electric