Conferência reuniu oito empresas especializadas em Energia Solar no Rio.
A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK-RJ) e o Instituto Ideal fecharam um acordo de colaboração para fomentar o mercado de Energia Solar Fotovoltaica no Brasil, garantindo toda a cooperação e tecnologia da Alemanha, na tarde de ontem.
O acordo foi fechado durante a conferência promovida pela AHK-RJ, que reuniu no Rio cerca de 250 pessoas, entre elas, o Cônsul Geral Adjunto da República Federal da Alemanha no Rio de Janeiro, Joachim Schemel, o representante do Ministério Federal de Economia e Energia da Alemanha, Meike Wächter, e representantes de oito empresas do setor.
Segundo Gerhard M. Haase, da AHK-RJ, o Brasil tem o dobro de radiação solar disponível para gerar Energia Solar, comparado a Alemanha, e utiliza apenas 0,02%. São 2200 KWh/m³ do Brasil contra 1250 KWh/m³ da Alemanha.
"O mercado fotovoltaico vem crescendo no país, o Rio de Janeiro é o segundo estado que mais investe no setor, mas ainda temos muito a desenvolver. Acreditamos que as empresas alemãs do setor têm muito para contribuir", explica.