Conferência Internacional debateu os principais entraves do setor e apresentou estudo inédito feito com o setor industrial.
Terminou nesta terça-feira, 20, em Foz do Iguaçu, a Conferência Internacional de Energias Inteligentes – Smart Energy 2015, que contou com o II Seminário de Energias Renováveis como vetor do desenvolvimento do Oeste do Paraná e a Feira tecnológica de Energias Renováveis.
Durante dois dias foram discutidos formas alternativas de energias, como o uso de painéis fotovoltaicos, biomassa e biogás, incentivos fiscais, regulamentação do mercado, logística reversa, geração distribuída e smart grid.
Também foi apresentado na Conferência os resultados do estudo do setor de energia em 180 empresas, de grande e médio portes, dos setores moveleiro, metalúrgico e de alimentos no Paraná.
O resultado mostrou que para a grande maioria das empresas, cerca de 70% delas, a eficiência energética está entre as ações estratégicas. Entretanto, a pesquisa apontou ainda que as entrevistadas não possuem comissões internas, profissionais capacitados ou projetos de eficiência energética.
Com base nos resultados, foram criadas ações para ajudar no desenvolvimento da eficiência energética na indústria paranaense. Estão sendo realizados diagnósticos de interesse dos empresários, organização de seminários e monitoramente de ações, agendas e editais na área.
A Conferência Internacional de Energias Inteligentes – Smart Energy 2015 foi organizada pela Paraná Metrologia, e realizado pelo Sebrae-PR e pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado Paraná, teve o patrocínio do BRDE, da Copel, da Fiep, da Itaipu Binacional e da Sanepar.
Fonte: Expressa Comunicação