A tecnologia possui um grande mercado devido à extensão da costa brasileira.
O foco do trabalho foi desenvolver um mecanismo que fosse sustentável devido ao atual cenário da crescente demanda energética brasileira.
Para obter esta energia um sistema mecânico capta a energia contida nas ondas do mar por meio de uma boia que, pelo movimento, converte a energia mecânica em elétrica através de um gerador.
Para o aluno Victor D’Angelo "não foi possível calcular o custo exato de instalação, entretanto pode-se dizer que este custo é inferior ao custo de geradores eólicos cuja fabricação é mais complexa do que o mecanismo desenvolvido.”
O sistema tem uma capacidade de geração para aproximadamente 30 residências com base na média de consumo mensal de 300 kWh/mês. Com esta tecnologia é possível a instalação de um parque de geração que atenda a um pequeno vilarejo.
Os alunos que participam deste projeto são Victor D’Angelo Costa Menasce, Luis Teodoro Prado de Almeida, Rodolfo de Campos Escudero Paiva e Lucas Cavalaro Donatello Ribeiro orientados pelo Prof. de Eng. Mecânica Márcio Lucato