Em parceria com a WEG, empresa vai instalar duas plantas de 5 megawatts cada para geração fotovoltaica sobre flutuadores.
A Sunlution é uma empresa brasileira de geração distribuída e acaba de assinar contrato de R$ 100 milhões para instalação de duas usinas solares nos reservatórios das hidrelétricas de Balbina (Eletronorte) e de Sobradinho (Chesf).
O contrato, fruto do edital de P&D da Eletronorte e da Chesf para captação de projeto de geração complementar de energia solar de 10 megawatts (MW), prevê o fornecimento de flutuadores com placas fotovoltaicas para os reservatórios hidrelétricos das duas usinas e estudos da otimização da operação de duas fontes de energia (Hidroelétrica e Solar) utilizando a mesma infraestrutura.
O projeto, que conta com a parceria da WEG, têm um período total de 36 meses e está dividido em duas etapas, com a instalação de 1 MW em cada usina ainda em 2016, tendo os 4 MW restantes instalados nos últimos 12 meses.
Estudos feitos pelo governo indicam que há um potencial de mais de 15 mil MW nos reservatórios das hidrelétricas brasileiras no curto prazo.
Fonte: Retoque Comunicação