Norma internacional visa reduzir custos e impactos ambientais.
A fábrica de componentes automotivos da thyssenkrupp em Campo Limpo Paulista (SP) acaba de ser certificada na norma ISO 50001, pela qual se estabelecem padrões para a implementação de um sistema de gestão de energia. Emitida pelo Bureau Veritas Certification, a certificação atesta que a thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo cumpre os requisitos de uma política de gestão de energia, cujo objetivo é melhorar a eficiência da planta por meio da identificação sistemática de áreas críticas e oportunidades de melhorias.
Para adequar a operação da fábrica à norma ISO 50001, diversas medidas foram estabelecidas internamente. Primeiramente, um comitê multidisciplinar foi criado a fim de estabelecer metas e diretrizes, além de mapear os principais consumidores de energia dentro da fábrica. Após essa etapa, a medição e o controle rigoroso dos indicadores da fábrica possibilitaram a avaliação dos processos produtivos, incentivando os grupos de trabalho a buscarem melhorias de seu desempenho.
Paralelamente, uma série de ações internas de conscientização foi estruturada, de modo que os mais de 2 mil colaboradores da planta tivessem autonomia para identificar e reportar pontos de desperdício de energia.
Segundo pesquisa recente da ISO (2016), em todo o mundo já foram emitidos cerca de 12 mil certificados ISO 50001. No Brasil, contudo, o número de empresas certificadas ainda é pequeno, o que posiciona a thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo como uma das pioneiras na implementação de um sistema de gestão de energia certificado pela ISO 50001.
Fonte: Ideal H+K Strategies